Colônia do Sacramento

 

A região onde se localiza a Colônia do Sacramento, na margem norte do Rio da Prata, já era habitada por alguns colonos europeus no século 16.

A antiga Colônia Ilhas de São Gabriel foi registrada no mapa de João Teixeira, de 1640. Essa colônia envolvia a ilha de São Gabriel, situada a cerca de 3 km da Colônia do Sacramento e declaradas monumento histórico pelo governo do Uruguay. Existem outras pequenas ilhas na área. A Ilha de São Gabriel recebeu seu nome, em 1527, quando a expedição de Sebastião Caboto a utilizou como porto. Em 1536, Pedro de Mendoza, vindo fundar Buenos Aires, ancorou no porto dessa ilha.

Em 1679, o príncipe regente de Portugal, o infante Dom Pedro, mandou fundar um povoado na ilha de São Gabriel. Buscava-se assegurar a soberania portuguesa no estratégico Rio da Prata.

Em janeiro de 1680, chegou no local a expedição portuguesa comandada por D. Manuel Lobo, com a missão de fundar a Colônia do Santíssimo Sacramento, na margem norte do Estuário do Rio da Prata.

 

Colonia del Sacramento

 

Existia a Colônia Ilhas de São Gabriel, em 1640, no local onde foi fundada a Colônia do Sacramento, em 1680, como registrado neste fragmento do mapa de João Teixeira.

Próximo da Colônia do Sacramento existem atualmente as pequenas ilhas de São Gabriel, Farallón, López e Hornos. Entretanto, é possível que a geografia da área tenha mudado, devido à corrente e aos resíduos que fluem no estuário.

Mais: História do Uruguay

 

Durante a guerra da sucessão espanhola ao rei Carlos II, a Colônia foi novamente destruída em 1705. Foi reconstruída logo após, mas permanecendo sob controle dos espanhóis até 1715, quando foi assinado o segundo Tratado de Utrecht.

A partir daí, a Colônia cresceu e expandiu-se com a chegada de mais agricultores portugueses, transformando-se no maior e mais importante povoado da Banda Oriental.

Em 1735, os espanhóis voltaram a atacar, mas foram derrotados, após um sítio que durou até 1737. Nessa época, a Colônia abrigava 327 casas e 2.600 habitantes.

Outros combates continuaram até 1777, quando foi assinado o Tratado de Santo Ildefonso, em que Portugal concordou em ceder a Colônia e o controle do Rio da Prata para a Espanha.

Em 1995, a Colônia do Sacramento, a primeira cidade do Uruguay, que era brasileira, foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Fica a 177 km de Montevideo, e é um dos principais destinos turísticos do País.

Sites oficiais: Intendencia de Colonia e Asociación Turistica de Colonia.

 

O portão da antiga Cidadela, cercada por um fosso.

 

Acima, a Basílica do Santíssimo Sacramento, fundada pelos portugueses em 1680. É a mais antiga igreja do Uruguay.

Embaixo, antigas construções coloniais, com o farol concluído em 1857, ao fundo.

 

Farol

 

Historia Brasil

 

Eram cinco embarcações que trouxeram, além de soldados, clérigos, agricultores, artífices e mulheres. Nesse local foi construída a fortaleza de São Gabriel, protegida por um fosso.

Essa nova Colônia representou um dos maiores pontos de conflito entre os impérios português e espanhol. No mesmo ano de 1680, o governador de Buenos Aires mandou atacar a nova Colônia, com um exército de cerca de 250 espanhóis e três mil índios. A Colônia foi destruída depois de alguns meses de ataque.

Em carta de 21 de março de 1681, o Príncipe Regente Dom Pedro solicitou a Roque da Costa Barreto, o Governador do Brasil, na Bahia, toda assistência necessária às tropas enviadas de Portugal para a Colônia do Sacramento. Com a pressão portuguesa, em 1º de maio de 1681, os reis de Portugal e Espanha celebraram um tratado provisional, sob o conceito al presente a tiene, e a Colônia foi restituída a Portugal.

Por volta de 1690, a Colônia do Sacramento possuía cerca de mil habitantes, foram construídas a igreja matriz e um convento franciscano, entre outros edifícios. Era um importante entreposto comercial no Rio da Prata.

 

Igreja Sacramento

 

 

Fortaleza

 

Trecho do litoral da Colônia do Sacramento

 

Uruguay

 

Mapa Uruguay

 

Ilhas São Gabriel

 

Mapa Colonia Sacramento

 

Uruguai Turismo

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cidade Histórica do Uruguai.

 

Uruguai Turismo

 

Rua antiga

 

Kastianz

 

 

 

 

 Tony Johansson

 

Divulgação

 

 

 

Divulgação

 

 

 

 

 

 

Divulgação